Desde 1902
A beleza da Ourivesaria artesanal
A primeira oficina foi fundada em 1902, na cidade do Porto. Desde sempre uma empresa familiar, focada na criação de peças decorativas em prata de lei. Nos dias de hoje com três lojas fisicas no centro do Porto, para além das peças decorativas que nos identificam, criamos igualmente coleções próprias de joalharia.
O percurso da Alcino distingue-se pela transição de um negócio meramente industrial para um negócio focado no cliente final. Durante os anos 90, o desafio foi a conquista de novos mercados internacionais. Para isso marcamos presença nas maiores feiras do sector de Casa e Decoração e reinventamos a nossa oferta. Com a abertura das lojas Alcino, alargamos o nosso catálogo e hoje desenvolvemos e criamos internamente coleções de joalharia e casa para nos diferenciarmos dos demais players de mercado, aliando o processo criativo à produção. O que distingue a Alcino é precisamente a capacidade de transpor uma ideia ou conceito proposto pelo cliente para um produto final que supere as expectativas de quem o projetou.




Conheça os pontos de venda! Faça parte do nosso mundo

Porto, Alcino Workshop Store

Porto, Alcino Cardosas Store

Porto, Alcino Flores Store
A Oficina
Conheça as histórias e recantos da oficina e desfrute de uma viagem no tempo.
Surpreenda-se e aprenda com os artesãos todas as fases do processo produtivo. Desde a fundição, laminagem, preenchimento de moldes, corte e estampagem manual, cinzelagem, montagem e polimento. Descubra a beleza e autenticidade de uma produção inteiramente manual.

19
02
MANUEL ALCINO
FUNDA OFICINA PRÓPRIA
Manuel Alcino de Sousa e Silva cria a primeira oficina independente na Rua Barão de S. Cosme.
TRANSFERÊNCIA DA MARCA
Transferência da marca registada por Manuel Alcino de Sousa e Silva para Manuel Alcino de Sousa e Silva, Filhos. Esta marca mantém-se até 1916.
19
11


19
16
REGISTO DA MARCA
REGISTO DA MARCA DE OUVIRES
Manuel Alcino de Carvalho Moutinho regista
a sua marca de ourives.
19
35


19
40/
41
CONSTRUÇÃO DA OFICINA
Construção da oficina de Manuel Alcino de Carvalho Moutinho na Rua de S. Vitor, nº 17, no Porto.
MUDANÇA DE INSTALAÇÕES
Mudança de instalações para o edifício da Rua de Santos Pousada que pertencera à ourivesaria Monteiro & Filhos Lda. João Joaquim Monteiro cede a Manuel Alcino Figueiredo Moutinho a oficina, com moldes e desenhos.
19
70


19
81
DESENHO DE ESPADA PARA O COMANDANTE, BRIGADEIRO PIRES VELOSO
Desenho e execução de uma Espada em prata com lâmina de aço, e aplicações de marfim e filigrana de ouro com esmaltes, para a Região Militar do Norte oferecer ao seu Comandante, Brigadeiro Pires Veloso; Trabalha para a Tiffany, executando terrinas e fruteiros; Desenha e executa a medalha de prata comemorativa da 1ª visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, por convite do seu Reitor, Monsenhor Luciano Guerra.
CONVITE PARA EXECUTAR UMA COLEÇÃO DE MEDALHAS
Convite para executar uma coleção de medalhas em prata comemorativas da XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura, em Lisboa.
19
83


19
86
UMA NOVA SOCIEDADE
Manuel Alcino Figueiredo Moutinho estabelece uma sociedade com os seus filhos, criando a firma Manuel Alcino & Filhos Lda e passa a contar com a colaboração do Eng. Manuel Alcino Bessa Figueiredo Moutinho e a Dra Ana Paula Bessa Figueiredo Moutinho. Esta sociedade regista nova marca na Contrastaria do Porto, cancelando a velha punção iniciada em 1935 pelo seu Pai e Avô, Manuel Alcino de Carvalho Moutinho.
UM NOVO PROJETO
Desenvolve o projeto “Um Ourives & 7 Artistas trabalham a prata”, com vista à organização de uma exposição de prataria contemporânea. Englobando um total de 28 peças, nela participaram pintores, escultores e um arquitecto: Ana Fernandes, Armando Alves, Charters de Almeida, Fernando Conduto,José Aurélio,Luís Pádua Ramos e Zulmiro de Carvalho.
19
91/
93


19
93/
95
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
Inauguração da exposição “Um Ourives & 7 Artistas trabalham a prata” na Galeria Fernando Santos, na Rua D. Manuel II, 196, no Porto; Sucedeu-se em Lisboa a apresentação da referida exposição ‘Um Ourives Manuel Alcino & 7 Artistas trabalham a prata’ no Museu Nacional de Arte Antiga, a convite da Dra Simonetta Luz Afonso, Directora do Instituto Português de Museus.
RESTAURO DE PEÇAS
Restauro das peças de prata da Exposição ‘Cristo: Fonte da Esperança’, realizada na Alfândega do Porto e comemorativa do Jubileu do ano 2000. No âmbito desta exposição executamos as medalhas de prata e bronze apresentadas por esta ocasiâo.
20
00


20
02
EXPOSIÇÃO DE PRATAS PORTUENSES
‘Exposição de Pratas Portuenses’ com peças da nossa autoria e executadas na nossa firma Manuel Alcino & Filhos, que decorreu no Palácio Real de Amalienborg, em Copenhaga na Dinamarca, entre 17 de Junho e 25 de Agosto.
LANÇAMENTO DO LIVRO DE CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS
Lançamento do Livro de celebração dos 100 anos da empresa Manuel Alcino & Filhos ‘Tradição e Modernidade na Ourivesaria Portuguesa’ escrito por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.
20
03


20
07
“A OURIVESARIA PORTUGUESA & OS SEUS MESTRES”
Integra a exposição “A Ourivesaria Portuguesa & os seus Mestres”, no Museu Nacional de Soares dos Reis.
OFERTA A PAPA BENTO XVI
Execução, a partir de desenho do Arquiteto Siza Vieira, a oferta da sociedade cultural ao Papa Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal.
20
10


20
11
INAUGURAÇÃO LOJA NO HOTEL INTERCONTINENTAL
Inauguração da nossa primeira loja no Hotel Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, na Praça da Liberdade.
INAUGURAÇÃO DA SEGUNDA LOJA NO MESMO EDIFÍCIO
Inauguração da segunda loja no mesmo edifício da nossa Oficina, na Rua Santos Pousada nº 76, Porto.
20
17


20
20
INAUGURAÇÃO DA TERCEIRA LOJA
Inauguração da terceira loja na
Rua das Flores, 259, Porto
Visitas Guiadas





Para agendar a sua visita guiada
Preencha o formulário:
Newsletter
Subscreva-se para receber novidades personalizadas, lançamentos emocionantes e informação antecipada sobre promoções ou outras campanhas pontuais.
Receberá um presente de boas-vindas – 10% de desconto na sua primeira compra!