Sobre nós

Desde 1902

A beleza da Ourivesaria artesanal

A primeira oficina foi fundada em 1902, na cidade do Porto. Desde sempre uma empresa familiar, focada na criação de peças decorativas em prata de lei. Nos dias de hoje com três lojas fisicas no centro do Porto, para além das peças decorativas que nos identificam, criamos igualmente coleções próprias de joalharia.

O percurso da Alcino distingue-se pela transição de um negócio meramente industrial para um negócio focado no cliente final. Durante os anos 90, o desafio foi a conquista de novos mercados internacionais. Para isso marcamos presença nas maiores feiras do sector de Casa e Decoração e reinventamos a nossa oferta. Com a abertura das lojas Alcino, alargamos o nosso catálogo e hoje desenvolvemos e criamos internamente coleções de joalharia e casa para nos diferenciarmos dos demais players de mercado, aliando o processo criativo à produção. O que distingue a Alcino é precisamente a capacidade de transpor uma ideia ou conceito proposto pelo cliente para um produto final que supere as expectativas de quem o projetou.

Sobre Nós - Alcino - Desde 1902
Alcino Silversmith - Lojas de joalharia, prata e decoração
Alcino Silversmith - Montras Especiais
Alcino Silversmith - Expertise artesanal desde 1902

Conheça os pontos de venda!
Faça parte do nosso mundo

As nossas três lojas estão situadas no centro da cidade do Porto e cada uma delas tem uma identidade própria, sempre conectadas pela exclusividade das nossas peças e pela tradição. Venha visitar-nos!
Alcino Silversmith - Loja Sede

Porto, Alcino Workshop Store

Alcino Cardosas Store

Porto, Alcino Cardosas Store

Alcino Silversmith - Loja Rua das Flores

Porto, Alcino Flores Store

A Oficina

Conheça as histórias e recantos da oficina e desfrute de uma viagem no tempo.

Surpreenda-se e aprenda com os artesãos todas as fases do processo produtivo. Desde a fundição, laminagem, preenchimento de moldes, corte e estampagem manual, cinzelagem, montagem e polimento. Descubra a beleza e autenticidade de uma produção inteiramente manual.

História Alcino - Ano 1902


19

02

MANUEL ALCINO
FUNDA OFICINA PRÓPRIA

Manuel Alcino de Sousa e Silva cria a primeira oficina independente na Rua Barão de S. Cosme.

TRANSFERÊNCIA DA MARCA

Transferência da marca registada por Manuel Alcino de Sousa e Silva para Manuel Alcino de Sousa e Silva, Filhos. Esta marca mantém-se até 1916.


19

11

História Alcino - Ano 1911
História Alcino - Ano 1916


19

16

REGISTO DA MARCA

Raul Alcino Sousa e Silva
regista marca de ourives.

REGISTO DA MARCA
DE OUVIRES

Manuel Alcino de Carvalho Moutinho regista
a sua marca de ourives.


19

35

História Alcino - Ano 1935
História Alcino - Ano 1940 e 1941


19

40/

41

CONSTRUÇÃO DA OFICINA

Construção da oficina de Manuel Alcino de Carvalho Moutinho na Rua de S. Vitor, nº 17, no Porto.

MUDANÇA DE INSTALAÇÕES

Mudança de instalações para o edifício da Rua de Santos Pousada que pertencera à ourivesaria Monteiro & Filhos Lda. João Joaquim Monteiro cede a Manuel Alcino Figueiredo Moutinho a oficina, com moldes e desenhos.


19

70

História Alcino - Ano 1970
História Alcino - Ano 1981


19

81

DESENHO DE ESPADA PARA O COMANDANTE, BRIGADEIRO PIRES VELOSO

Desenho e execução de uma Espada em prata com lâmina de aço, e aplicações de marfim e filigrana de ouro com esmaltes, para a Região Militar do Norte oferecer ao seu Comandante, Brigadeiro Pires Veloso; Trabalha para a Tiffany, executando terrinas e fruteiros; Desenha e executa a medalha de prata comemorativa da 1ª visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, por convite do seu Reitor, Monsenhor Luciano Guerra.

CONVITE PARA EXECUTAR UMA COLEÇÃO DE MEDALHAS

Convite para executar uma coleção de medalhas em prata comemorativas da XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura, em Lisboa.


19

83

banner_historia_1983
banner_historia_1986


19

86

UMA NOVA SOCIEDADE

Manuel Alcino Figueiredo Moutinho estabelece uma sociedade com os seus filhos, criando a firma Manuel Alcino & Filhos Lda e passa a contar com a colaboração do Eng. Manuel Alcino Bessa Figueiredo Moutinho e a Dra Ana Paula Bessa Figueiredo Moutinho. Esta sociedade regista nova marca na Contrastaria do Porto, cancelando a velha punção iniciada em 1935 pelo seu Pai e Avô, Manuel Alcino de Carvalho Moutinho.

UM NOVO PROJETO

Desenvolve o projeto “Um Ourives & 7 Artistas trabalham a prata”, com vista à organização de uma exposição de prataria contemporânea. Englobando um total de 28 peças, nela participaram pintores, escultores e um arquitecto: Ana Fernandes, Armando Alves, Charters de Almeida, Fernando Conduto,José Aurélio,Luís Pádua Ramos e Zulmiro de Carvalho.


19

91/

93

História Alcino - Ano 1991 a 1993
História Alcino - Ano 1993 a 1995


19

93/

95

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Inauguração da exposição “Um Ourives & 7 Artistas trabalham a prata” na Galeria Fernando Santos, na Rua D. Manuel II, 196, no Porto; Sucedeu-se em Lisboa a apresentação da referida exposição ‘Um Ourives Manuel Alcino & 7 Artistas trabalham a prata’ no Museu Nacional de Arte Antiga, a convite da Dra Simonetta Luz Afonso, Directora do Instituto Português de Museus.

RESTAURO DE PEÇAS

Restauro das peças de prata da Exposição ‘Cristo: Fonte da Esperança’, realizada na Alfândega do Porto e comemorativa do Jubileu do ano 2000. No âmbito desta exposição executamos as medalhas de prata e bronze apresentadas por esta ocasiâo.


20

00

História Alcino - Ano 2000
banner_historia_2002


20

02

EXPOSIÇÃO DE PRATAS PORTUENSES

‘Exposição de Pratas Portuenses’ com peças da nossa autoria e executadas na nossa firma Manuel Alcino & Filhos, que decorreu no Palácio Real de Amalienborg, em Copenhaga na Dinamarca, entre 17 de Junho e 25 de Agosto.

LANÇAMENTO DO LIVRO DE CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS

Lançamento do Livro de celebração dos 100 anos da empresa Manuel Alcino & Filhos ‘Tradição e Modernidade na Ourivesaria Portuguesa’ escrito por Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.


20

03

História Alcino - Ano 2003


20

07

“A OURIVESARIA PORTUGUESA & OS SEUS MESTRES”

Integra a exposição “A Ourivesaria Portuguesa & os seus Mestres”, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

OFERTA A PAPA BENTO XVI

Execução, a partir de desenho do Arquiteto Siza Vieira, a oferta da sociedade cultural ao Papa Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal.


20

10

banner_historia_2010
banner_historia_2011


20

11

INAUGURAÇÃO LOJA NO HOTEL INTERCONTINENTAL

Inauguração da nossa primeira loja no Hotel Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, na Praça da Liberdade.

INAUGURAÇÃO DA SEGUNDA LOJA NO MESMO EDIFÍCIO

Inauguração da segunda loja no mesmo edifício da nossa Oficina, na Rua Santos Pousada nº 76, Porto.


20

17

banner_historia_2017
História Alcino - Ano 2020


20

20

INAUGURAÇÃO DA TERCEIRA LOJA

Inauguração da terceira loja na
Rua das Flores, 259, Porto

Visitas Guiadas

As visitas guiadas dão-lhe a conhecer a Alcino nas suas várias vertentes. Poderá observar com todo o detalhe as diferentes fases do processo produtivo ao mesmo tempo em que desfruta de uma viagem no tempo a que nos transporta o ambiente vivido na nossa oficina. É a oportunidade única para colocar questões e explorar a beleza da dedicação que colocamos em cada projeto.  Cada peça é única e irrepetível, e por isso as mãos responsáveis pela transformação da prata em obras de arte são, desta forma, reconhecidas e homenageadas.

A visita à oficina tem o custo de 7,50 Euros por pessoa.
* As visitas à oficina estão sujeitas a desmarcação ou suspensão temporária devido à evolução do vírus Covid-19.
Visitas Guiadas - Oficina Alcino
Visitas Guiadas - Trabalho Manual
Visitas Guiadas - Perícia no Trabalho da Prata
Visitas Guiadas - Peças Únicas
Visitas Guiadas - Customização e Moldes

Para agendar a sua visita guiada

Preencha o formulário:

    *Campos de preenchimento obrigatório

    Carrinho